ERA NAPOLEÔNICA 2° A - matutino

Grupo 05:
Amanda Pereira Soares
Jessica Tainara N. da Silva
Tafnes Wood de A. S. Alves
Tarsiana Wood de A. S. Alves

Em 1769 nasceu Napoleão em Cyaccio. Aos 19 anos foi tenente e aos 27 general. Porém a burguesia era contra os monarquistas europeus por que eles não queriam idéias revolucionárias na França. Napoleão resolveu unir-se aos burgueses foi o chamado golpe 18 Brumàrio, (eles ganham e dividiram o poder entre si). 


Depois do golpe de 18 de brumàrio, Napoleão foi consulado e teve os três poder executivo,durante o período do consulado,uma recuperação econômica Judi rica e administrativa ocorreu em frança, Napoleão realizou diversos feitos em áreas diferentes nesse período.

Economia: o Banco da franca foi criado, em 1800,controlando a emissão de moedas, reduzindo a inflação. As tarifas impostas eram protecionistas (ou seja, com aumento de impostos para a importação de produtos estrangeiros),o resultado geral foi uma franca com o comercio e industrias fortalecidos, principalmente com os estímulos a produção e consumo interno.

Religião: com o objetivo de usar a religião como instrumento de poder político, Napoleão assinou um acordo, o tratado (1801), entre a igreja católica e o Estado. O acordo sob aprovação do papa, dava o direito do governo Frances de confiscar as propriedades da igreja, e em troca , o governo teria de apoiar o clero. Napoleão reconhecia o catolicismo como a religião da maioria dos franceses, mas dava o direito de escolher bispos, que mais tarde seriam aprovados pelo papa.

Direito: o código Napoleônico, um código civil, foi estabelecido, representando em grande parte interesses dos burgueses, como casamento civil (separado do religioso), respeito à propriedade privada, direitoz liberdade individual e igualdade de todos perante a lei.

Educação: o ensino foi restaurado e a preferência foi a formação do cidadão Frances. A educação publica foi reconhecida como importante meio de formação das pessoas, principalmente nos aspectos do comportamento moral, político e social.

Administração: pessoas da confiança de Napoleão eram indicadas aos cargos administrativos.

O governo da franca se tornou imbatível, graças ao Napoleão. Depois estava em conflito com a Inglaterra devido a interesses econômicos e como Napoleão não tinha frota suficiente, teve de fechar o continente aos navios e mercadorias inglesas. Daquela data em diante, qualquer comercio e correspondência com ilhas britânicas eram proibidos; qualquer individuo ingleses encontrados nos países ocupados pelas tropas francesas ou aliadas eram feitos prisioneiros da guerra; qualquer loja qualquer mercadoria, qualquer propriedade de espécie, pertencente a alguém da Inglaterra, era declarado presa de guerra.

Preocupado Napoleão proibiu o comércio com a Inglaterra. Portugal não obedeceu e teve que fugir para o Brasil. Napoleão ficou sobrecarregado, a Rússia também não cumpriu o acordo, ele resolveu dar um jeito neles, mas devido ao vasto território e o frio, ele perdeu a guerra e também havia muitas conspirações contra ele. Por isso ele foi obrigado a abdicar, em pouco tempo Napoleão fugiu do exílio e tomou novamente o poder, governando durante o período chamado de cem dias. Logo em seguida a Inglaterra capturou Bonaparte e o exilou na Ilha de Elba, depois de um tempo Bonaparte morre suspeito de envenenamento ou gastrite..

Nenhum comentário: