A CRISE DO ABSOLUTISMO 2° A - matutino

Gupo 02:
Ayrton Senna da Silva Viana
Guilherme M. Guimarães

CRISE DO ABSOLUTISMO

O absolutismo foi um sistema político que ocorreu entre os séculos XV e XVIII conhecido também como antigo regime, que concentrava todo o poder nas mãos do rei (monarca). Poucos tinham poder além do rei, exemplo: A nobreza.

No absolutismo francês as classes sociais eram:
O “rei" que tinha poder absoluto;
1º estado composto pelo "Clero”;
2º estado composto pela "Nobreza"
3º estado composto pela "Burguesia e a população”.


As atividades econômicas eram o comércio e a indústria. O antigo regime começa a passar por críticas, pois a população tinha uma boa economia, mas seu poder político não era válido. O poder "títulos de nobreza" era de pais para filhos.

Com a morte de Luiz XIV as ideias absolutistas começam a ser contestadas a partir do surgimento do iluminismo.

ILUMINISMO

Pensadores iluministas começam a influenciar a população com suas ideias de: Igualdade, liberdade e fraternidade. Essas ideias foram "adotadas" pelo 3º estado (Burguesia e o restante da população), pois eram principais vítimas do sistema absolutista, que os limitavam a tudo, mesmo tendo um bom poder aquisitivo.

Os que defendiam esta ideologia acreditavam que o pensamento racional devia ter mais intensidade, assim substituindo as crenças religiosas e o misticismo, que acreditavam limitar a evolução do homem. Passaria ali o homem a ser o "centro" procurando respostas para os acontecimentos, que no memento era justificado somente pela fé.

IDEAIS ABSOLUTISTAS VS IDEAIS ILUMINISTAS

Ideias absolutistas

Pensadores desta época chegaram até a escrever livros, que defendiam os monarcas.

Jacques Bossuet: Este pensador francês acreditava que o Rei era um representante de Deus na terra, por isso suas atitudes deveriam ser aceitas por mais absurdas que fossem.

Nicolau Maquiavel: Autor do livro “O príncipe”, Onde defendia a ideia de que o rei podia usar de violência dentro de seus territórios para conquistar seus objetivos. Dai vem a famosa frase "Os fins justificam os meios".
Thomas Hobbes: Pensador Inglês, escreveu o livro "O leviatã”. Este defendia a ideia de que o rei salvou a população do sofrimento, portanto, ao estado deveriam ser cedidos todos os poderes, por meio de um contrato social.

As ideais iluministas

John Locke (1632 - 1704): Acreditava que a somente a experiência poderia gerar idéias e conhecimento.

Voltaire (1694 - 1778): Defendia liberdade de pensamento e criticava a intolerância religiosa.

Jean-Jacques Rousseau (1712 - 1778): Acreditava que em um estado democrático todos seriam iguais.

Montesquieu (1689 - 1755): Defensor da divisão do poder político em Legislativo, Executivo e Judiciário.

Denis Diderot (1713 - 1784) e Jean Le Rond d´Alembert (1717 - 1783): Juntos criaram uma enciclopédia que continham pensamentos filosóficos da época.

GUERRA DOS SETE ANOS

Foi um conflito entre Inglaterra e França, entre 1756 a 1763, foi à primeira guerra a ter caráter mundial, pois se alastrou do território norte americano à Europa, a rivalidade econômica Franco-inglesa nos EUA e na Índia, terranova e nova Escócia ocupados pelos estados franceses, ao norte da America por colonos Britânicos (ingleses) a costa nordeste.

A reação dos Franceses foi se aliarem as tribos indígenas que atacam 13 colônias inglesas da região. Com a invasão francesa,os ingleses se unem "obrigados"à Coroa Britânica,os atritos comerciais com a metrópole são deixados de lado.Os britânicos foram os vencedores,guerra franco-indígena (ou guerra francesa e indígena) chamada assim pelos norte-americanos.

A guerra alastra-se na Europa. Em razão das conquistas francesas sobre as colônias norte-americanas. A Inglaterra alia-se a Prússia. Bloqueiam os portos franceses. Os britânicos apoderam-se do Quebec e de Montreal, conquistando também a área dos Grandes Lagos. Dominam também as Antilhas, que era território francês, na África e na índia. Com consequência, os britânicos conquistam grande parte do império colonial francês principalmente as terras do Oeste das colônias norte-americanas. O Canadá é cedido à Inglaterra pela França e também o Cabo Bretão, o Senegal e a Gâmbia e, à Espanha, que entra na guerra em 1761, Espanha cede a Flórida aos Britânicos.

Apesar de triunfantes, britânicos passavam por uma grave situação financeira. O parlamento em, Londres, puniu os colonos com custos da guerra. Dizem que o abastecimento de equipamentos e homens não foi suficiente para garantir a vitoria sobre os franceses. Juntamente a taxação. Promete na America ampliar os direitos da coroa, e também forçar um regime de pacto, que restringira transações comerciais coloniais. Revoltas e protestos aumentam, por decorrência da proibição dos ingleses de ocupação de terras conquistadas dos franceses pelos norte-americanos. Tendo assim que viver no litoral, um território fácil de ser controlado.

A guerra dos sete anos causa transtornos, os desacordos anglo-americanos preparam o “terreno” para a luta da independência dos EUA.
Alguns líderes que defendiam a ideia do país dirigir-se por sua própria vontade surgem nessa época como, por exemplo, o presidente George Washington.

FONTE:



Nenhum comentário: