DEBATE

Uma boa forma de estudar um tema na História, Filosofia e Sociologia é o DEBATE.

Ao defender ou criticar uma ideologia é necessário o estudo do tema em questão, nesse sentido a exposição das idéias tomam formas.

A ARGUMENTAÇÃO

Os Debates consistem na apresentação de um tema comum às equipes que terão previamente elaborado argumentação pró e contra. Será definido na hora do debate qual grupo defenderá e contra-argumentará.

Tendo-se definido a posição de argumentação de cada equipe e a ordem da apresentação dos argumentos, passa-se à apresentação dos argumentos, divididos nessa forma:
- Apresentação do argumento 1 (tempo máximo: 5 minutos)
- Réplica (tempo máximo: 3 minutos)
- Tréplica (tempo máximo: 2 minutos)

A réplica e tréplica deverão abordar exclusivamente pontos dentro do argumento já apresentado, não podendo ser discutido assuntos fora da linha apresentada. O objetivo é refutar e/ou reafirmar o argumento anterior, não começar um novo. Caso tal ato vier a ocorrer, a equipe será penalizada.

Após a primeira exposição, passa-se a vez à segunda equipe que, da mesma forma, irá apresentar seu argumento, seguida da réplica e tréplica.

Encerradas os dois ciclos de argumentação, ocorrerá um intervalo de 10 minutos, para as equipes se prepararem à apresentação das considerações finais. 

As considerações finais consistem nos principais argumentos abordados pela equipe durante o debate e/ou pontos a retomar, sendo disposto a cada equipe 10 minutos para a sua apresentação, não tendo tempo mínimo. Será permitido o revezamento entre os oradores da equipe.

A argumentação da equipe, em hipótese alguma, está limitada pelo material de apoio da mesma.

1.1.1 TEMPO PARA ARGUMENTAÇÃO

O orador deverá respeitar o tempo proposto para a apresentação do argumento, réplica e tréplica.
Na apresentação do argumento, um sinal ira tocar uma vez passados seis minutos, em seguida mais uma vez no sétimo minuto, duas vezes no sétimo minuto e mais duas vezes quando fechar sete minutos e quinze segundos.

Na apresentação da réplica e tréplica o sinal irá tocar uma vez passados quatro minutos e por último, duas vezes no quinto minuto e quinze segundos.

1.2 EQUIPES

1.2.1 REGRA GERAL

Cada equipe deverá: pesquisar, escrever, editar e desenvolver o seu próprio material e argumentos sem a assistência de pessoas não participantes da equipe, salvo o auxilio do Conselheiro Geral (ver 1.3).

1.2.2 ESTRUTURA

As equipes, de três componentes inscritos, levarão à mesa todos seus componentes para debate. Cabe à equipe definir qual dos três componentes irá argumentar, apresentar réplica e tréplica, podendo estes variar conforme cada etapa. Entretanto, cada uma das etapas (arpesentação, réplica e tréplica), será discursada por um único membro da equipe, sendo vedada a substituição de componentes até a conclusão da etapa.

1.3 CONSELHEIRO GERAL

O Conselheiro Geral será o professor com a função de aconselhar os integrantes nas estruturações de seus argumentos e que tirem dúvidas. Seu papel é meramente consultivo, ficando vedada a ele a execução de qualquer atividade que beneficie injustamente qualquer uma das equipes. 
Deverá ser imparcial quanto aos assuntos trazidos pela equipe.

1.4 MEDIADOR

O Mediador terá a função de mediar os debates, controlando o tempo de cada equipe, punindo-as quando necessário. Sempre que a equipe tiver de fazer qualquer tipo de pedido, estando eles previstos ou não na regulamentação, deverá se referir ao Mediador.
É atribuída ao mediador a prerrogativa da palavra final. Isso se encaixa caso houver dúvidas ou ocorrer situações não previstas no regulamento. Pelo motivo do mediador ser o receptor das dúvidas das equipes, ele é o que define quais as ações a serem tomadas e o que deve ser seguido.

1.5 COMISSÃO JULGADORA

A Comissão Julgadora será composta por três membros (alunos). Os escolhidos utilizarão os mesmos critérios de avaliação e penalização, independente da rodada. O voto do juri é secreto e inviolável, e o único com acesso ao seu voto, é o mediador.

1.6 JULGAMENTO

No que tange aos critérios de penalização, cada jurado irá penalizar as equipes no que achar necessário devidamente fundamentado pelo regulamento. Da mesma forma segue os critérios de avaliação.

A fórmula a ser usada pelos jurados para chegar a nota final da equipe é a soma de todos os pontos a favor da equipe menos os pontos que a equipe perdeu pelas cláusulas de penalização.
A soma final da nota de cada equipe prolatada pelo jurado será somada e dividida por 03, chegando assim na media aritmética. Segue a formula matemática:

Média = (n1 + n2 + n3) / 3

A nota será representando proporcionalmente, onde 200 pontos são correspondentes a nota 10,0.

2 MATERIA DE APOIO

É facultativo a todas as equipes o direito de ter à sua disposição na mesa de debates:
- bloco de anotações;
- 5 livros;
- resumo elaborado pela própria equipe;

O material de apoio somente será utilizado pelos dois membros que se encontram sentado na mesa de debates e será proibido que o membro que estiver discursando volte à mesa para se utilizar de um dos materiais. Contudo, é permitido, antes que o orador se levante à discursar, levar consigo o bloco de anotações.

2.1 BLOCO DE ANOTAÇÕES

O bloco de anotações será utilizado pela equipe para anotar, escrever o que considerar relevante na elaboração da réplica/tréplica, entre outros.

2.2 LIVROS

As equipes poderão levar à mesa cinco livros que consideram importantes para a sua apresentação com o objetivo de ser utilizado em uma breve pesquisa durante a argumentação contrária.

2.3 RESUMO

O resumo consiste em anotações diversas, como dados, estatísticas, citações provenientes de sua pesquisa com o objetivo de ser utilizado na construção de seus argumentos/contraargumentos.

3 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

O principal ponto que será avaliado pelos jurados será a persuasão da equipe na apresentação de seus argumentos. Um bom debatedor é aquele que consegue defender ou ir contra fatos e argumentos sobre qualquer assunto. Também será levada em consideração a forma com que a equipe apresentou seus argumentos (ver Manual do Orador), juntamente com a postura, coerência, nexo e ligação entre um fato e outro abordado.

Tanto os critérios de avaliação quanto de penalidade serão acrescentados/descontados da equipe de uma escala de 0 a 05 pontos a ser decidido por cada juiz independentemente.
A nota dada pelo professor será na escala de 0 a 05 pontos e será somada à média dos jurados.

3.1 NA APRESENTAÇÃO DOS ARGUMENTOS

Peso    Critérios
3          Persuasão dos argumentos
3          Relação lógica entre os argumentos apresentados
3          Criatividade
2          Relevâncias das fontes citadas
2          Conteúdo apresentado
2          Objetividade
1          Postura
1          Pontualidade
3          Coerência entre argumento, réplica e tréplica

3.2 TRAJE
O traje exigido é o uniforme padrão da instituição de ensino.

4 CRITÉRIOS DE PENALIZAÇÃO

Peso    Critérios
2          Exceder tempo na argumentação, réplica ou tréplica
3          Linguagem inapropriada
1          Vestimentas inadequadas
2          Interrupção na argumentação da outra equipe
3          Gestos e/ou linguagem obscena contra a outra equipe
3          Desrespeito com qualquer participante, jure e professor
2          Distorcer informações ou fatos


5 FICHA DE AVALIAÇÃO