HISTÓRIA 1

01. (UNESP) No período denominado Baixa Idade Média, houve desenvolvimento do comércio e florescimento de cidades. O crescimento econômico da Europa ocidental intensificou-se com a expansão ultramarina do século XV. Considera-se essencial para tal expansão:


 (A) a crise e o enfraquecimento comercial das cidades-estados italianas, fornecedoras na Europa dos produtos orientais.
 (B) a centralização do poder político e a possibilidade de investimento de recursos monetários estatais em expedições marítimas.
 (C) a ocupação de Constantinopla pelos turcos otomanos e o fim dos contatos pacíficos entre o ocidente e o oriente.
 (D) a abundância de metais na Europa e o crescimento de circulação monetária em condições de financiar empreendimentos dispendiosos.
 (E) a ruptura da unidade cristã do ocidente e a formação de religiões cristãs adaptadas à ética da acumulação capitalista.

02. (UNESP) "... tenho sido, durante muitos anos, um aderente à teoria de Copérnico. Isto me explica a causa de muitos fenômenos que são ininteligíveis por meio de teorias geralmente aceitas. Eu tenho coligido muitos argumentos para refutar estas últimas, mas eu não me arriscaria a levá-los à publicação. Há muito tempo que estou convencido de que a Lua é um corpo como a Terra. Descobri também uma multidão de estrelas fixas, a princípio invisíveis, ultrapassando mais de dez vezes as que se podem ver a olho nu, formando a Via Láctea." (Carta de Galileu a Kepler, 1597.)

Galileu não se arriscava a publicar essas idéias por temer:

 (A) a oposição que sofreria por parte de seus alunos e colegas da Universidade de Pisa, onde lecionava.
 (B) ser considerado um plagiador das idéias heliocêntricas defendidas por Copérnico e por alguns sábios fiorentinos.
 (C) que seus pressupostos geocêntricos contribuíssem para aumentar as hostilidades contra a Igreja Católica.
 (D) que seus superiores o expulsassem da Ordem dos Franciscanos, à qual pertencia desde a adolescência.
 (E) ser acusado de heresia e ter de enfrentar o poderoso Tribunal do Santo Ofício, mantido pela Igreja.

03. (UNESP) Adam Smith, autor de A Riqueza das Nações (1776), referindo-se à produção e à aquisição de riquezas, observou:
Não é com o ouro ou a prata, mas com o trabalho que toda a riqueza do mundo foi provida na origem, e seu valor, para aqueles que a possuem e desejam trocá-la por novos produtos, é precisamente igual à quantidade de trabalho que permite alguém adquirir ou dominar.

Os pontos de vista de Adam Smith opõe-se às concepções:

 (A) mercantilistas, que foram aplicadas pelos diversos estados absolutistas europeus.
 (B) monetaristas, que acompanharam historicamente as economias globalizadas.
 (C) socialistas, que criticaram a submissão dos trabalhadores aos donos do capital.
 (D) industrialistas, que consideraram as máquinas o fator de criação de riquezas.
 (E) liberais, que minimizaram a importância da mão-de-obra na produção de bens.

04. (UNESP) As raízes da 1ª Guerra Mundial encontram-se, em grande parte, na história do século XIX. Pode-se citar como alguns dos fatores que deram origem ao conflito desencadeado em 1914

 (A) a concentração da industrialização na Inglaterra e o escasso crescimento econômico das nações do continente europeu.
 (B) a emergência de ideologias socialistas e revoluções operárias que desajustaram as relações entre os países capitalistas.
 (C) a derrota militar da França pela Prússia, no processo de unificação alemã, e a incorporação da Alsácia e da Lorena à Alemanha.
 (D) O confronto secular entre França e Inglaterra e a crise da economia inglesa provocada pelo bloqueio continental.
 (E) a política do "equilíbrio europeu", praticada pelo Congresso de Viena, e o fortalecimento militar da Rússia na Península Balcânica.

05. (UNESP) Um carro esporte Mazda é desenhado na Califórnia, financiado por Tóquio, o protótipo é criado em Worthing (Inglaterra) e a montagem é feita nos Estados Unidos e México, usando componentes eletrônicos usados em Nova Jérsei, fabricados no Japão (...) As roupas japonesas, consumidas no mercado americano, são fabricadas em Hong Kong, Taiwan, Coréia do Sul e Cingapura (...) Os objetos transformaram-se em compostos resultantes da combinação de pedaços dispersos aleatoriamente pelo planeta. (Renato Ortiz, Cultura e Mundialização)

A situação descrita no texto pode ser aplicada:

 (A) pela competição em âmbito mundial, que fez com que as grandes empresas descentralizassem a produção, visando o aumento da produtividade e da lucratividade.
 (B) pela melhor distribuição de renda entre os habitantes do planeta, o que deu origem a novos consumidores, mais exigentes quanto à qualidade dos produtos.
 (C) pelo multiculturalismo, uma vez que as empresas vendem os seus produtos em diferentes países, o que as obriga a levar em conta gostos e hábitos diversos.
 (D) pelo crescimento da preocupação com os recursos naturais do planeta, o que incentivou a busca de novas fontes de matérias-primas e locais de produção.
 (E) pela ação coordenada de governos de países ricos e de países em desenvolvimento, que visa estabelecer uma divisão econômica mais equilibrada em âmbito internacional.

06. (UNESP) Na Idade Moderna, o processo de colonização européia das regiões do continente americano não foi uniforme. Pode-se distingui-las em áreas de

 (A) colônia de povoamento, ocupada por contingentes de escravos africanos, e de colônia de exploração indígena.
 (B) colônia de exploração, baseada na escravidão e na grande propriedade agrícola, e de colônia de povoamento.
 (C) produção e de exportação de mercadorias manufaturadas e de importação de matérias-primas européias.
 (D) domínios políticos, com a submissão da população local, e de domínio econômicos, sendo garantida a liberdade indígena.
 (E) exploração econômica de recursos naturais e de catequese das populações nativas por missionários cristãos.

07. (UNESP) Já se verificando nesta época a diminuição das Minas, viu-se o capitão Bom Jardim obrigado a voltar suas vistas para a agricultura (...) Seus vizinhos teriam feito melhor se tivessem seguido exemplo tão louvável em vez de desertar o país, quando o ouro desapareceu. (John Mawe. Viagens ao interior do Brasil, principalmente aos Distritos do Ouro e Diamantes.)

Segundo as observações do viajante inglês, os efeitos imediatos da decadência da extração aurífera em Minas Gerais foram

 (A) a esterilização do solo mineiro e a queda da produção agropecuária.
 (B) a crise econômica e a consolidação do poder político das antigas elites mineiras.
 (C) a instalação de manufaturas e a suspensão dos impostos sobre riquezas.
 (D) a conersão agrícola da economia e o esvaziamento demográfico da província.
 (E) a interrupção da exploração do ouro e a decadência das cidades.

08. (UNESP) Os processos de independência das Américas espanhola e portuguesa têm em comum a

 (A) decretação do fim do pacto colonial, em função da presença das cortes espanhola e portuguesa em terras americanas.
 (B) ausência de lutas, evitada pela atuação decidida dos proprietários de escravos negros, que temiam revoltas como a que ocorrera no Haiti.
 (C) conservação das casas dinásticas, apesar da ruptura com as antigas metrópoles européias.
 (D) fragmentação política, com significativa alteração das fronteiras vigentes na época colonial.
 (E) preservação dos interesses da aristocracia agrária, que continuava a controlar o poder político.

09. (UNESP) Observe a tabela e responda São Paulo - Indústria

AnoN° EmpresasN° operários
190732624.186
1920414583.998
19296929148.376
Fonte: Silva, S. Expansão Cafeeira e Origens da Indústria no Brasil.

Os dados na tabela estão relacionados

 (A) a política econômica da época que, por meio de incentivos fiscais, criou um pólo industrial na cidade de São Paulo e arredores.
 (B) aos capitais disponíveis, provenientes dos lucros gerados pelo café, que passaram a ser aplicados em outras atividades econômicas, entre elas a indústria.
 (C) à decadência do modelo agroexportador, motivada pelo esgotamento do solo das áreas cafeeiras.
 (D) às migrações internas, que se acentuaram significativamente no início do século XX, com intenso êxodo das áreas rurais para a cidade.
 (E) à busca de auto-suficiência do país, considerada na época uma questão essencial para a soberania e a segurança nacional.

10. (UNESP) O segundo governo de Getúlio Vargas (1951 - 1954) terminou com o suicídio do presidente. Contribuiu para a crise política desse governo

 (A) o fechamento do Congresso, que acabou por unir, numa frente ampla, os defensores dos ideais democráticos.
 (B) o apoio do presidente aos políticos da UDN (União Democrática Nacional), favoráveis à organização de um golpe para mantê-lo no poder.
 (C) a política econômica adotada, de cunho nacionalista, da qual um dos marcos foi a criação da Petrobrás, em 1953.
 (D) a série de convulsões sociais provocadas pela inflação, com movimentos grevistas organizados pelo Partido Comunista, então na legalidade.
 (E) a ruptura entre civis e militares, que culminou com o assassinato do político e jornalista Carlos Lacerda.