TEXTO COMPLEMENTAR 01


RELATIVISMO CULTURAL

Relativismo cultural é um método de se observar sistemas culturais, sem os avaliar com conceitos ocidentais modernos de moral e ética. É a ideia de que não podemos julgar outras sociedades com base em nossos próprios valores. Sendo assim, não poderíamos julgar os costumes das sociedades antigas (romana ou grega, por exemplo) com base em nossos valores morais atuais.

Na perspectiva relativista basta uma sociedade instituir como "normal" certo conjunto de práticas para que tenhamos de respeitar, pois assim é intolerante e ilegítimo julgar tradições e normas de comportamento que nos são culturalmente estranhas.

O relativismo moral argumenta que ninguém pode legitimamente dizer que certas práticas de determinadas culturas e sociedades são moralmente reprováveis porque, na sua perspectiva, não há princípios morais objetivos a partir dos quais pudéssemos julgar imparcialmente. Em si mesmas, não há normas e práticas moralmente corretas e moralmente incorretas e nenhuma cultura tem o direito de se arvorar em juiz de outra. Há, contudo, objeções a fazer.

Arvorar: revoltar-se.